A manta asfáltica é um produto delicado, que não pode ser dobrado. É necessário ter atenção à técnica de aplicação da manta nos cantos entre paredes e no canto entre o piso e a parede.
Os cantos vivos tornam a manta asfáltica quebradiça, podendo causar trincas, por onde a água da chuva poderá passar. A manta asfáltica é relativamente grossa e, ao dobrá-la, estamos introduzindo esforços de flexão que rasgam a parte externa da curvatura.
Para evitar o trincamento da parte externa da curvatura, a manta deve ser encurvada com um raio mínimo, estabelecido pelo fabricante da manta.
Teste do prato
Na ausência de aparato técnico para executar a confecção do canto arredondado segundo as especificações do fabricante, é possível realizar o “teste do prato”.
O prato de sobremesa tem um diâmetro mais ou menos padronizado em 19 centímetros (raio de 9,5 centímetros). Esse é um valor adequado de curvatura para a maioria das mantas asfálticas.
O teste do prato consiste em utilizar o prato de sobremesa para conferir a curvatura do canto. Encaixe o prato no canto entre a parede e o piso, e no canto entre duas paredes, e observe qual situação acontece:
Quando a borda do prato encosta somente em um ponto do canto, sabemos que a curvatura está adequada. Caso encoste em dois pontos, a curvatura está insuficiente e mais argamassa deve ser utilizada.