Bocel ou nariz do degrau
Borda saliente do degrau sobre o espelho, arredondada inferiormente ou não.
Corrimão ou mainel
Barra, cano ou peça similar, com superfície lisa, arredondada e contínua, localizada junto às paredes ou guardas de escadas, rampas ou passagens para as pessoas nela se apoiarem ao subir, descer ou se deslocar.
Degrau
Parte da escada onde se pisa para subir ou descer. Deve ser revestido de material antiderrapante e também que não propaga a chama.
Degrau ingrauxido
Degrau que tem larguras diferentes entre o lado direito e o esquerdo.
Altura do degrau (h)
Distância, medida na vertical, entre as superfícies de degraus contíguos.
Espelho
Componente vertical ou inclinado que separa um degrau do outro.
Guarda ou guarda-corpo
Barreira protetora vertical, maciça ou não, delimitando as faces laterais abertas de escadas, rampas, patamares, terraços, balcões, galerias e assemelhados, servindo como proteção contra eventuais quedas de um nível para outro.
Lance de escada
Sucessão ininterrupta de degraus entre dois patamares sucessivos.
Largura da escada
Distância livre entre parede, guarda ou corrimão. Deve ser calculada em função da quantidade de pessoas que transitam pela escada.
Largura do degrau (b)
Distância entre o bocel do degrau e a projeção do bocel do degrau imediatamente superior, medida horizontalmente sobre a linha de percurso da escada.
Linha de percurso de uma escada
Linha imaginária sobre a qual sobe ou desce uma pessoa que segura o corrimão da bomba, estando afastada 0,55 m da borda livre da escada ou da parede.
Nota: sobre esta linha, todos os degraus possuem piso de largura igual, inclusive os degraus ingrauxidos nos locais em que a escada faz deflexão. Nas escadas de menos de 1,10 m de largura, a linha de percurso coincide com o eixo da escada, ficando, pois, mais perto da borda.
Quina
Borda entre o degrau e o espelho.