Colocação da manta asfáltica na borda do ralo

Roberto Massaru Watanabe
Roberto Massaru Watanabe
Roberto é engenheiro civil formado pela USP e especialista em patologias das edificações.

As bordas do ralo são sempre locais que requerem uma atenção especial, pois são frequentemente locais de infiltração. Por conta disso, os fabricantes recomendam aplicar dois reforços feitos da própria manta nas bordas do tubo de descida.

Estes reforços são confeccionados em um rebaixo de 10 milímetros de profundidade e perímetro de 40 centímetros, feito na argamassa de regularização. A manta é aplicada sobre esses reforços, com parte da manta sendo dobrada para dentro do tubo.

Colocação de manta asfáltica nas bordas do ralo
Diâmetro do tubo diminuído pela manta

Observando-se o esquema acima, fica claro que o diâmetro útil do tubo de queda da drenagem é diminuído de maneira considerável. Como consequência, esse tubo terá a sua vazão diminuída, ou seja, menos água irá escoar por ele. Essa situação poderá culminar com enchentes na laje.

Além disso, a norma brasileira NBR-9574 – Execução de Impermeabilização determina em seu item 5 – Condições Específicas que o diâmetro nominal mínimo do tubo deve ser de 75mm.

A solução correta é instalar um conector tipo alargador (conector redutor), com um diâmetro maior que o diâmetro do tubo de queda. Veja a figura seguinte:

Colocação de manta asfáltica nas bordas do ralo
Diâmetro útil do tubo mantido com conector alargador

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Compartilhar

Artigos relacionados

Leia também

plugins premium WordPress