As tubulações que passam pela laje requerem atenção especial. Existe uma dificuldade natural de garantir a estanqueidade à penetração de água no contato entre o tubo e a laje, pois são dois materiais com características muito distintas.
O concreto é duro, rígido, e o PVC possui uma certa flexibilidade. Ao longo do tempo, o PVC envelhece e sofre uma pequena retração (fica menor) – o que não é acompanhado pelo concreto. A folga criada na interface entre os dois materiais é que permite a infiltração de água.
Alguns cuidados devem ser tomados ao passar uma tubulação pela laje.
Distância entre o tubo e a parede
Nunca passe um tubo pela laje encostado à parede. Essa situação cria um espaço entre os dois elementos, que sempre vai permitir a penetração de água da chuva. Deixe sempre pelo menos 10 centímetros afastado da parede, independentemente do diâmetro do tubo. Pode ser um tubo fino, como o de água, com apenas 20 milímetros de diâmetro – sua distância da parede deve ser de ao menos 10 centímetros.
Envelope de proteção mecânica
Nunca penetre um tubo diretamente na laje. Confeccione um “envelope”, constituído por um tubo de diâmetro um pouco maior que o tubo da instalação, dentro de um bloco de concreto com pelo menos 60 centímetros de altura e largura, com um espaço de pelo menos 10 centímetros entre a borda do tubo e as bordas do envelope.
Em locais onde acontece a prática de esportes (bicicleta, skate, patinete), é importante checar se a altura de 60 centímetros é suficiente para proteger a tubulação de eventuais acidentes.
Veja abaixo a configuração final do envelope de proteção mecânica:
O bloco de concreto protege a frágil interface entre o PVC do tubo e o concreto da laje. Observe que o tubo passa direto dentro do envelope, sem contato com ele. Havendo necessidade de substituição e reparos no futuro, não será que necessário quebrar nada.