Como instalar uma tubulação passante na laje

Roberto Massaru Watanabe
Roberto Massaru Watanabe
Roberto é engenheiro civil formado pela USP e especialista em patologias das edificações.
Tubulação passante na laje

As tubulações que passam pela laje requerem atenção especial. Existe uma dificuldade natural de garantir a estanqueidade à penetração de água no contato entre o tubo e a laje, pois são dois materiais com características muito distintas.

O concreto é duro, rígido, e o PVC possui uma certa flexibilidade. Ao longo do tempo, o PVC envelhece e sofre uma pequena retração (fica menor) – o que não é acompanhado pelo concreto. A folga criada na interface entre os dois materiais é que permite a infiltração de água.

Alguns cuidados devem ser tomados ao passar uma tubulação pela laje.

Distância entre o tubo e a parede

Nunca passe um tubo pela laje encostado à parede. Essa situação cria um espaço entre os dois elementos, que sempre vai permitir a penetração de água da chuva. Deixe sempre pelo menos 10 centímetros afastado da parede, independentemente do diâmetro do tubo. Pode ser um tubo fino, como o de água, com apenas 20 milímetros de diâmetro – sua distância da parede deve ser de ao menos 10 centímetros.

Distância entre a tubulação passante e a parede

Envelope de proteção mecânica

Nunca penetre um tubo diretamente na laje. Confeccione um “envelope”, constituído por um tubo de diâmetro um pouco maior que o tubo da instalação, dentro de um bloco de concreto com pelo menos 60 centímetros de altura e largura, com um espaço de pelo menos 10 centímetros entre a borda do tubo e as bordas do envelope.

Envelope de proteção mecânica para tubulação passante

Em locais onde acontece a prática de esportes (bicicleta, skate, patinete), é importante checar se a altura de 60 centímetros é suficiente para proteger a tubulação de eventuais acidentes.

Veja abaixo a configuração final do envelope de proteção mecânica:

Envelope de proteção mecânica para tubulação passante

O bloco de concreto protege a frágil interface entre o PVC do tubo e o concreto da laje. Observe que o tubo passa direto dentro do envelope, sem contato com ele. Havendo necessidade de substituição e reparos no futuro, não será que necessário quebrar nada.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Compartilhar

Artigos relacionados

Leia também

plugins premium WordPress