Infiltrações nas casas e prédios

Roberto Massaru Watanabe
Roberto Massaru Watanabe
Roberto é engenheiro civil formado pela USP e especialista em patologias das edificações.

Infiltração é quando a água penetra em um material. Por exemplo, quando a água da chuva penetra por uma laje mal impermeabilizada, ou quando há um vazamento de cano, levando à passagem da água através das paredes.

A infiltração é identificada pelo aparecimento de umidade em locais que deveriam estar secos. Muitas vezes, o primeiro sinal é o crescimento de uma mancha escura e o aparecimento de mofo no local. Em casos mais avançado, pode haver o afloramento de água pela parede.

Banheiros e outras áreas molhadas, paredes expostas à água da chuva, entorno de ralos e garagens subterrâneas são locais particularmente sujeitos ao surgimento de infiltrações.

As infiltrações, além de serem um problema estético, podem causar danos secundários, como o surgimento de trincas, a proliferação de fungos prejudiciais à saúde e a destruição de móveis e aparelhos.

Causas de infiltração

Locais possíveis de ocorrência de infiltração

As infiltrações ocorrem nas mais diversas situações e locais, porém tem sempre um elemento em comum: a falta de impermeabilidade de elementos que tem contato com a água.

Conheça as principais situações em que ocorrem as infiltrações.

Problema de responsabilidade

As infiltrações representam um problema muitas vezes complicado, pois a origem da infiltração frequentemente ocorre longe do local em que ela se manifesta. A mancha escura do teto tem origem em uma infiltração no banheiro do vizinho de cima, por exemplo. A solução da infiltração muitas vezes envolve conversas com o vizinho, a construtora, e até com a justiça.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Compartilhar

Artigos relacionados

Leia também

plugins premium WordPress