É comum se classificar entre trinca, fissura, rachadura ou fenda baseando-se no tamanho. No entanto, existe uma diferença conceitual entre fissura, trinca, rachadura e fenda. A forma de aparecimento, as consequências e o tratamento são diferentes. Outra coisa diferente é a responsabilidade envolvida – quem vai pagar pelo prejuízo causado?
Muitas vezes similares aos olhos de um leigo, as fissuras, trincas e rachaduras podem ter inúmeras causas e necessitam de tratamento específico com fins de eliminar o problema definitivamente.
Fissura
Estado em que um determinado objeto ou parte dele apresenta aberturas finas e alongadas na sua superfície.
Por exemplo, a aplicação de uma argamassa rica em cimento apresentou, após a cura, muitas fissuras em direções aleatórias:
As fissuras são geralmente superficiais e não implicam, necessariamente, em diminuição da segurança de componentes estruturais.
Trinca
Estado em que um determinado objeto ou parte dele se apresenta partido, separado em partes.
Por exemplo, a parede está trincada, isto é, está separada em duas partes. Em muitas situações, a trinca é tão fina que é necessário o emprego de aparelho ou instrumento para visualizá-la.
As trincas, por representar a ruptura dos elementos, podem diminuir a segurança de componentes estruturais de um edifício, de modo que, mesmo que seja quase imperceptível, devem ter as causas minuciosamente investigadas.
No caso do desmoronamento do Edifício Palace II no Rio de Janeiro em 1998, foi observado o surgimento de uma pequena trinca no subsolo pouco tempo antes do desastre, que deixou 8 mortos.
Rachadura
Estado em que um determinado objeto ou parte dele apresenta uma abertura de tal tamanho que ocasiona interferências indesejáveis.
Por exemplo, pela rachadura da parede entra vento e água da chuva.
A rachadura é a manifestação de diversos tipos de problemas estruturais e deve ser analisada caso a caso. A causa deve tratada antes do fechamento da rachadura.
Fenda
Estado em que um determinado objeto ou parte dele apresenta uma abertura de tal tamanho que pode ocasionar acidentes.
Por exemplo, um veículo caiu dentro da fenda aberta no asfalto.
As fendas, por terem causas em geral não visíveis (por exemplo, solapamento do subsolo pela água que percola), podem incubar por longo período e se manifestarem de forma instantânea e abrupta, podendo causar acidentes graves.
Leia mais
Trinca, fissura ou rachadura na parede: devo me preocupar?
Quais as causas mais comuns de trincas, fissuras e rachaduras?