O que essa fissura ou trinca pode significar?

Roberto Massaru Watanabe
Roberto Massaru Watanabe
Roberto é engenheiro civil formado pela USP e especialista em patologias das edificações.

A forma e a localização da trinca pode dar pistas sobre sua origem. Conheça os tipos mais comuns de fissuras, trincas e rachaduras e suas possíveis causas.

Veja a lista completa das causas mais comuns de trincas, fissuras e rachaduras

Locais de aparecimento de trincas, fissuras e rachaduras

1 – Trincas horizontais na parede próximas do teto

Exemplo de trincas causadas pela falta de amarração da alvenaria

As trincas horizontais na parede, localizadas próximas ao teto, indicam falta de amarração da parede com a viga superior. Sem a amarração, a parede fica solta, podendo desabar.

Saiba mais sobre esse tipo de trinca:

2 – Fissuras na parede em direções aleatórias

Esse tipo de fissura pode ser manifestação de problemas de retração nas várias camadas da parede: pintura, argamassa e alvenaria. Se acomete a pintura, o problema é somente estético. Porém, se a retração estiver ocorrendo na argamassa ou na alvenaria, poderá ocorrer o desplacamento do revestimento, com risco de ferimento aos moradores.

Saiba mais sobre esse tipo de trinca/fissura:

3 – Trincas e fissuras no piso

Exemplo de trincas no chão causadas por retração da argamassa

Trincas e fissuras no piso podem esconder desde causas mais simples, como a retração da argamassa de assentamento, até causas mais graves, como excesso de peso sobre a laje ou até mesmo uma laje frágil. Uma investigação completa do problema é essencial, pois pode revelar a associação com trincas na parte de baixo da laje (teto do piso inferior), o que indica grande gravidade.

Saiba mais sobre esse tipo de trinca/fissura:

4 – Trincas no teto

Trincas no teto podem ser causadas pelo recalque da laje, falta de resistência da laje ou excesso de peso sobre a laje. Pode ser grave, com desplacamento do revestimento e até casos de desmoronamento da própria laje.

Saiba mais sobre esse tipo de trinca:

5 – Rachadura inclinada na parede

Trincas e rachaduras inclinadas na parede são sintomas de recalque da fundação: um dos lados da fundação não está suportando o peso da construção e está afundando. Geralmente, é grave e não se deve simplesmente tapar a trinca/rachadura sem se realizar uma investigação antes.

6 – Abaulamento do piso

Trincas que surgem associadas a um abaulamento do piso podem ser causadas por recalque das estruturas, por expansão do subsolo ou por colapso do revestimento.

Quando causadas por recalques, significa que as estruturas que dão sustentação à casa estão cedendo, sendo frequentemente acompanhadas por trincas inclinadas nas paredes.

Solos muito compressíveis podem se expandir com a presença de água e empurrar o piso para cima. Geralmente, são causados pelo lençol freático, chegando a abrir “crateras” no piso.

Saiba mais sobre esse tipo de trinca:

7 – Trincas horizontais próximas do piso

As trincas horizontais na parede, próximas do piso, podem ser causadas pelo recalque do baldrame, que é a estrutura responsável pela sustentação das paredes e dos outros elementos da construção.

Também podem ocorrer por conta da subida de umidade pelas paredes, causada pela falta de impermeabilização do baldrame ou até pelo seu colapso. A umidade nas partes baixas da parede pode enfraquecê-la e causar seu desmoronamento.

Em todos os casos, é necessário obter um parecer de um engenheiro civil especializado em estruturas.

8 – Trincas inclinadas na borda da cobertura

As trincas inclinadas que surgem nas bordas da cobertura geralmente são causadas pela dilatação térmica da laje de cobertura exposta ao sol.

Saiba mais sobre esse tipo de trinca:

9 – Trincas inclinadas no canto da janela

Exemplo de trinca causada por infiltração no peitoril da janela

As trincas inclinadas que surgem a partir dos cantos da janela indicam infiltração a partir do peitoril.

Saiba mais sobre esse tipo de trinca:

10 – Trincas verticais na parede

As trincas verticais nas paredes são geralmente causadas pela falta de amarração da parede com algum elemento estrutural, como um pilar ou outra parede. A amarração é o que garante a estabilidade da parede.

Outros tipos de trincas

Veja a lista completa das causas mais comuns de trincas, fissuras e rachaduras

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Compartilhar

Artigos relacionados

Leia também

plugins premium WordPress