Trincas causadas por recalque da fundação

Roberto Massaru Watanabe
Roberto Massaru Watanabe
Roberto é engenheiro civil formado pela USP e especialista em patologias das edificações.

As trincas causadas por recalque da fundação ocorrem quando não há preparo apropriado do terreno antes da construção. Uma análise do terreno feita sem levar em consideração suas reais condições também pode ocasionar a construção de uma fundação inadequada, que causará problemas no futuro.

O recalque da fundação leva ao surgimento de trincas, fissuras e rachaduras na construção. Estas são de origem estrutural e, portanto, merecem investigação minuciosa por um profissional especializado.

Um dos erros mais comuns acontece quando se constrói sobre um terreno aterrado, sem que a compactação tenha sido executada conforme as boas técnicas de drenagem, compactação e adensamento.

Outro problema é contruir sobre um terreno saturado, isto é, cheio de água ou com água rasa, sem que haja uma análise do adensamento que vai ocorrer devido ao peso da casa. Esses processos de adensamento são muito lentos e podem levar mais de 10 anos para se concluírem. Novas trincas podem surgir sucessivamente ao longo desse período.

Veja imagens de trincas, fissuras e rachaduras causadas por recalque da fundação:

Exemplo de trincas causadas por recalque da fundação
Exemplo de trincas causadas por recalque da fundação
Exemplo de trincas causadas por recalque da fundação

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Compartilhar

Artigos relacionados

Leia também

plugins premium WordPress