Infiltrações no telhado

Roberto Massaru Watanabe
Roberto Massaru Watanabe
Roberto é engenheiro civil formado pela USP e especialista em patologias das edificações.

Um telhado instalado de maneira inadequada pode permitir a passagem da água da chuva e causar problemas no restante da casa, sobretudo nos dias chuvosos.

Causas comuns de infiltração de água no telhado

Caimento (inclinação) do telhado menor que o indicado pelo fabricante

Caimento é a inclinação do plano da água do telhado, que permite que a água da chuva escoa. Quanto mais forte for o caimento, mais inclinado será o telhado. Um caimento menor que o indicado permitirá a entrada da água da chuva pelas telhas.

Para evitar esse problema, é necessário utilizar o caimento mínimo recomendado pelo fabricante da telha. Esse caimento mínimo depende do desenho e das ranhuras da telha, e serve para evitar a penetração da água da chuva em dias de vento forte. Mesmo telhas de modelos similares podem apresentar caimentos mínimos diferentes a depender do fabricante. Por isso, é importante seguir a recomendação específica do modelo e marca de telha que estiver utilizando.

Veja, por exemplo, o caimento mínimo recomendado por fabricantes diferentes para a telha do tipo francesa:

Telhas por m²Peso de um telhaDimensõesCaimento mínimo
Fabricante 1182.55038X2230%
Fabricante 2162.70040X2430%
Fabricante 3162.60040X2530%
Fabricante 4162.80038X2445%
Fabricante 5172.40040X2236%
Fabricante 6172.50040X2250%

Sentido de montagem errado

Sentido vertical

A colocação das telhas no telhado deve ser feita de baixo para cima, isto é, primeiro coloca-se todas as telhas da primeira fiada, depois da segunda fiada e assim por diante.

Sentido horizontal

Em cada fiada, a montagem das telhas pode ser feita da esquerda para a direita, assim como da direita para a esquerda. Qual escolher?

A escolha deve ser feita em função do sentido do vento predominante.

No caso do telhado ficar em local confinado, entre dois prédios altos por exemplo, poderão ocorrer fortes rajadas de vento. O vento forte poderá arrastar água da chuva para dentro do telhado, causando infiltrações no compartimento inferior, além de produzir uma pressão positiva no sótão, que exercerá um esforço com tendência a levantar as telhas.

Uma das maneiras de se evitar isso é escolhendo o sentido de montagem contrário ao sentido do vento predominante.

ERRADO: sentido da montagem igual ao sentido do vento favorece a passagem de água e vento
CERTO: sentido da montagem oposto ao sentido do vento

Falta de apoio das telhas onduladas

Telha ondulada

As telhas onduladas são componentes semi-rígidos e precisam que todas as ondas estejam perfeitamente apoiadas na terça para evitar seu trincamento na direção longitudinal.

Terças irregulares

Terças tortas ou emendas de terças mal feitas poderão criar situações de onda sem apoio. Uma pessoa andando no telhado, uma tempestade mais forte ou uma direção de vento desfavorável criará uma tensão sobre a telha que poderá trincá-la, causando infiltrações de água da chuva.

Telhas encavaladas

Outra situação em que pode haver trincamento das telhas por falta de apoio é no caso de telhas encavaladas:

Ponto de junção das quatro telhas

Na área de encontro das telhas, acontece o seguinte:

ERRADO

Observe que a telha T-3 vai ficar um pouco distante da telha T-1, porque ela fica apoiada na telha T-2. O fato de ficar um pouco distante vai criar um vazio e, portanto, ficar sem apoio. Não tendo apoio, a telha T-3 poderá trincar.

A solução é fazer um recorte no encontro das telhas T-2 e T-3 para que fiquem no mesmo nível:

Sugestão do fabricante

Observe que a telha T-3 vai ficar bem apoiada sobre a telha T-1 e, da mesma maneira, a telha T-4 vai ficar bem apoiada sobre a telha T-2.

CERTO

Sobreposição de telhas

Quando as telhas são sobrepostas, ocasiona-se a criação de um espaço sob as ondas da telha que está por cima.

Entupimento da calha

O entupimento da calha pode levar ao transbordamento de água por baixo das telhas, causando infiltrações.

Observe a relação próxima entre a calha e a telha

Deve-se tomar o cuidado para a telha não invadir muito a seção da calha. É necessário fazer a manutenção periódica, removendo folhas e galhos de árvores. O caimento da calha deve ser de pelo menos 2%. Com um caimento menor que isso, pode haver acúmulo de terra e areia.

É preciso proteger a entrada do bocal de descida com uma grelha tipo sapo, que diminui a ocorrência de entupimento. Esse detalhe é importante principalmente quando condutor de descida é do tipo embutido. Em prédios altos, caso folhas e galhos sejam carregados para dentro do condutor de descida a tarefa de desentupimento é muito trabalhosa e pode até requerer a quebra de paredes.

Transbordamento da calha

Além do entupimento da calha, uma calha menor que indicado para o volume de água que recebe da chuva também pode levar à infiltração no telhado.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Compartilhar

Artigos relacionados

Leia também

plugins premium WordPress