Infiltrações na laje

Roberto Massaru Watanabe
Roberto Massaru Watanabe
Roberto é engenheiro civil formado pela USP e especialista em patologias das edificações.

As infitrações na laje de cobertura ocorrem com bastante frequência, pois esse é um local que geralmente recebe grande quantidade de água da chuva. Além disso, é bastante exposto às intempéries, como o calor e as variações de temperatura, podendo sofrer danos que poderão permitir uma infiltração futura. A laje também é local que costuma abrigar antenas, para-raios, tubulações, ralos e até piscinas. A instalação dessas estruturas requer cuidados especiais para garantir a estanqueidade da laje.

Impermeabilidade da laje

Toda laje de cobertura precisa ser construída de forma a ser impermeável à água. O próprio concreto é um material impermeável, porém, para que se garanta a impermeabilidade de uma laje de concreto, são necessários alguns cuidados durante a construção, que nem sempre são viáveis em uma obra doméstica.

A solução é a aplicação de um material impermeabilizante sobre a laje de concreto. No Brasil, a opção mais popular e com melhor custo-benefício é a manta asfáltica.

Como a infiltração na laje ocorre?

A infiltração ocorre quando há uma falha de impermeabilidade da laje, que pode acontecer por vários motivos:

E, especificamente no caso de mantas asfálticas:

  • Falta de preparo do substrato sobre o qual a manta foi aplicada;
  • Falta de manutenção da manta;
  • Degradação da manta por incidência de luz solar;
  • Diminuição do diâmetro dos ralos pela manta;
  • Instalação inadequada sobre juntas de dilatação térmica e trincas;
  • Instalação inadequada de estruturas sobre a laje (antenas, para-raios);
  • Ausência de drenagem entre o revestimento e a manta.

Vai instalar manta asfáltica? Confira como evitar os problemas acima

Infiltração ao redor do tubo de drenagem do ralo

Em lajes sem manta impermeabilizante, os ralos para drenar as águas da chuva são chumbados diretamente na laje, como mostra o esquema a seguir:

Ralo chumbado diretamente sobre a laje

O tubo de PVC que recebe a água drenada pelo ralo fica exposto à radiação ultravioleta do sol. Ao longo do tempo, ocorre a degradação desse tubo, que retrai, fica rígido e quebradiço. Cria-se, dessa forma, uma folga entre o tubo e o concreto da laje, por onde a água pode infiltrar.

Tubulação do ralo sofre degradação quando exposto à luz solar

No caso de tubulações que ficam expostas no pavimento inferior, o problema se manifesta como afloramento de água ao redor do tubo. Pode-se observar a formação de uma mancha escura no local.

Infiltração em tubulação degradada pela exposição solar

A solução é o uso de um anel anti-infiltração. Essa peça se encaixa sobre o tubo e impede a passagem de umidade pelo espaço entre o tubo e o concreto:

Instalação de anel anti-infiltração

Infiltração pela junta de dilatação térmica

Infiltração de água pela junta de dilatação da laje

A junta de dilatação térmica é uma fresta deixada entre certos componentes da edificação para permitir o livre movimento de dilatação e retração provocado pela variação de temperatura do ambiente. Sem essa fresta, o componente (parede, muro, laje) pode trincar.

Prédios largos, paredes longas e muros compridos precisam ter diversas juntas de dilatação térmica. A distância entre uma junta e outra depende das temperaturas atingidas no local e do nível de exposição solar daquela parede ou laje.

Sendo uma fresta, a junta permite a passagem de água e deve ser devidamente vedada, tomando-se o cuidado de não interferir na sua função como junta de dilatação térmica.

Infiltração ao redor de tubulação passante

Tubulação passante na laje

As tubulações que passam pela laje requerem atenção especial. Existe uma dificuldade natural de garantir a estanqueidade à penetração de água no contato entre o tubo e a laje, pois são dois materiais com características muito distintas.

O concreto é duro, rígido, e o PVC possui uma certa flexibilidade. Ao longo do tempo, o PVC envelhece e sofre uma pequena retração (fica menor) – o que não é acompanhado pelo concreto. A folga criada na interface entre os dois materiais é que permite a infiltração de água.

Alguns cuidados devem ser tomados na hora de passar uma tubulação pela laje para que se evite esse problema:

Artigos relacionados

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir

Compartilhar

Artigos relacionados

Leia também

plugins premium WordPress